Durante a WWDC, a Apple deu uma provocada no Google e sua incapacidade de manter os celulares Android atualizados, citando que apenas 7% dos aparelhos já tinham a versão 7.0 ou superior do sistema instalada. Um dia depois do evento, os números atualizados são um pouco menos desfavoráveis, mas continuam desoladores.

Em junho, a versão 7.0 do Android já está nas mãos de 8,9% dos usuários, com a versão 7.1 chegando a 0,6% da base, com pouquíssimos dispositivos além dos Nexus e do Pixel rodando a versão mais recente.

A notícia mais importante, no entanto, é que dois anos após seu lançamento, o Android Marshmallow (6.0) se tornou a versão mais popular do sistema operacional, com 31,2% de participação. Até o mês passado, o Lollipop, combinando as versões 5.0 e 5.1, ainda era a edição mais popular, mas agora elas somam apenas 30,8% de fatia de mercado.

Com a alteração, o Android mantém a tendência de que a versão mais popular do sistema está sempre dois anos atrasada. A expectativa é que o Nougat só se torne verdadeiramente popular em 2018, com a geração de celulares que sai neste ano ganhando fôlego.

publicidade

Completando a lista estão o Android KitKat (4.4), com 18,1%, e o Jelly Bean (4.1 a 4.3), com 8,8%. Tanto Ice Cream Sandwich (4.0) quanto o Gingerbread (2.3) ficaram com a mesma participação, de 0,8%.

Reprodução