Se você acredita que o Messenger é só mais um aplicativo de mensagens, é melhor rever os seus conceitos. A plataforma do Facebook evoluiu ao longo do tempo e se tornou um dos aplicativos mais completos, além de ser um local de testes da rede social para novos recursos.

Veja algumas características do Messenger que você não encontra no WhatsApp, por exemplo, que pertence ao próprio Facebook.

publicidade

Personalização

Diferentemente do WhatsApp, o Messenger permite que o usuário personalize as conversas mudando as cores, emoji padrão e coloque apelidos nos contatos. No outro aplicativo, a pessoa é capaz de alterar somente o papel de parede.

publicidade

Conversas em grupo

Ambos os aplicativos permitem conversas em grupo, porém, o Messenger mantém tudo mais organizado, reunindo as mensagens que são enviadas seguidas por cada contato, e ainda exibe a foto da pessoa, além do nome ou apelido.

publicidade

Além disso, é possível agendar eventos, reuniões e planos dentro da própria conversa. Basta tocar em “+”, depois em “Planos” e escolher o horário e local.

Reprodução

publicidade

Navegador

A plataforma pode ser usada tanto através do smartphone quanto do navegador. No caso da versão web, não é necessário emparelhar o celular com o computador, basta acessar através da sua conta.

Conversas secretas

As mensagens trocadas através da plataforma são criptografadas, porém, o usuário consegue configurar para que a conversa seja apagada depois de um tempo. Basta acessar as configurações da conversa, tocar em “Conversa secreta” e escolher o tempo pelo qual ela ficará visível.

Enviar e receber dinheiro

A função de enviar dinheiro através do Messenger ainda não está disponível no Brasil, mas ela é possível graças ao bot da TransferWise. Com a ferramenta, dá para escolher a moeda de transferência, incluir o valor e escolher o destinatário.

Videochamadas

Assim como o WhatsApp, o Messenger também oferece a opção de ligação e videochamada. A diferença é que é possível realizar as ligações mesmo em conversas em grupo e ainda dá para agendar uma ligação.

Reprodução

Jogos

O Facebook já oferecia alguns jogos que eram acessados através de comandos específicos dentro das conversas. Mas, recentemente, a plataforma ganhou uma seção exclusiva para jogos.

Extensões

O aplicativo ainda possui extensões, como do Kayak, The Wall Street Journal, NBA, entre outros. Se um usuário quiser planejar uma viagem, por exemplo, basta acessar a extensão do Kayak, procurar por um voo ou hotel e compartilhar com a outra pessoa.

Reprodução

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo