O Open IV, uma conhecida ferramenta que permite a modificação de itens em “GTA 5”, será encerrado em breve. A notícia foi dada nesta quinta-feira, 15, pelos próprios criadores depois de eles receberem uma ordem judicial de uma das responsáveis pelo jogo.

Na versão de GTA para PCs, o Open IV era usado pelos jogadores para adicionar novos carros, recursos e armas ao jogo, além de permitir criar vídeos do game.

A ordem de Justiça, recebida em 5 de junho, explica que o programa permite que “terceiros driblem os recursos de segurança do software original e o modifiquem”, violando os direitos autorais originais. O pedido foi feito pela Take-Two, dona da Rockstar, desenvolvedora por trás do título.

Reprodução

publicidade

“Poderíamos ir ao tribunal e, mais uma vez, provar que as modificações são legais, mas decidimos não fazê-lo. Ir ao tribunal nos custará meses e um grande esforço. Na melhor das hipóteses, não teremos absolutamente nada”, explicam os criadores. “Todo o dinheiro do mundo não compensa a perda de tempo. Então decidimos parar de distribuir o Open IV.”

Como explica o Kotaku, o software não será mais atualizado e não está disponível para download.