A empresa Roborace publicou recentemente em seu canal do YouTube um vídeo que mostra o DevBot, seu carro autônomo de corrida, dando uma volta completa em alta velocidade no circuito Berlin ePrix, na Alemanha. A empresa tem o objetivo de desenvolver tecnologia para criar uma competição mundial de corrida de carros totalmente autônomos. 

No vídeo, o Devbot completa uma volta inteira no circuito (cujo traçado pode ser visto neste link) em cerca de um minuto e 40 segundos. Durante sua volta, ele atinge uma velocidade máxima de cerca de 200 quilômetros por hora, de acordo com outro vídeo da empresa. A volta completa do carro autônomo pode ser vista abaixo:

Segundo a empresa, o desempenho do sistema do Devbot atualmente é apenas 8% inferior ao de um “piloto humano competitivo”. O tempo da volta vista acima, no entanto, ainda é cerca de 20 segundos maior do que os tempos registrados pelos corredores de Formula E no mesmo circuito.

publicidade

Mas, como o The Verge ressalta, isso não chega a ser um grande problema: a ideia da Roborace é criar, no futuro, uma liga competitiva de carros autônomos, na qual todos os veículos serão idênticos e apenas o software determinará o vencedor.

Além disso, trata-se de um progresso impressionante na comparação com outras aparições do Roborace em situações semelhantes. No começo do ano, dois Devbots tentaram realizar uma corrida num circuito de rua na Argentina, sem sucesso: a disputa acabou com uma batida logo na primeira volta, e um monumento histórico da cidade quase foi danificado.