Já é possível criar links para vídeos, fotos, textos e praticamente qualquer coisa da internet. Mas e se você quisesse criar um link para a sua própria conta do WhatsApp, de maneira que qualquer pessoa que clicasse nele fosse direcionada a uma conversa com você no aplicativo?

Saiba que isso já é possível, graças a um recurso do WhatsApp chamado “Click to Chat” (algo como “clique para conversar”). Ele gera um link que, ao ser clicado, leva o usuário a uma conversa com determinado número. Você pode até criar o link com uma mensagem pré-determinada para a pessoa que clicar nele te enviar automaticamente.

Esse recurso pode ter uma série de utilidades. Por exemplo, se você estiver tentando vender seu carro, pode colocar as fotos dele junto com um link para o seu número. Nesse link, você também pode colocar uma mensagem como “Olá, estou interessado em comprar seu carro!”; assim, o potencial comprador não terá nem o trabalho de digitar. E você pode fazer tudo isso sem revelar seu número de telefone à internet inteira.

Aprenda como criar um link no WhatsApp neste tutorial.

publicidade

Há várias vantagens em ter um link WhatsApp, como por exemplo:

  • Você pode gerar um link para sua conta WhatsApp sem revelar seu número de telefone;
  • Você pode incluir uma mensagem no link, para que, quando alguém clicar nele, ele lhe envie automaticamente essa mensagem;
  • Você pode usar o link para iniciar uma conversa com uma pessoa ou grupo sem ter seu número de telefone guardado em seus contatos;
  • O link pode ser usado em websites, mídias sociais e em praticamente qualquer outro lugar na internet.

Só é possível gerar link no WhatsApp business?

Não é necessário do WhatsApp Business para gerar link no WhatsApp
Não é necessário do WhatsApp Business para gerar link no WhatsApp. Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock

Não, qualquer pessoa pode gerar um link para sua conta WhatsApp, independentemente de ter ou não uma conta WhatsApp Business. O único requisito é que você tenha a versão mais recente do WhatsApp instalada em seu telefone.

Leia também:

Como gerar um link no WhatsApp?

Manualmente

1. Copie e cole este link: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem

2. Substitua o espaço “seunumerodetelefone” pelo seu número, da seguinte maneira: XXYY000000000. Sendo que:

  • “XX” é o código internacional do seu número. O código do Brasil é 55, então, se o seu celular for daqui, substitua XX por 55.
  • “YY” é o DDD. Se seu número for de São Paulo, por exemplo, substitua YY por 11; se for do Rio de Janeiro, substitua YY por 21.
  • “000000000” é o seu número de telefone. Se ele for, por exemplo, 98765-4321, substitua o 000000000 por 987654321.

Assim, se o seu número for brasileiro, de São Paulo, e for 98765-4321, você deverá substituir “seunumerodetelefone” por 5511987654321.

3. Substitua o espaço “sua%20mensagem” pela sua mensagem, da seguinte maneira:

Como não é possível inserir acentos e espaços nos links, é necessário substituí-los por símbolos. Assim, se você quiser que a sua mensagem seja “Olá, meu amigo!”, você precisará substituir o espaço “sua%20mensagem” por “Ol%C3%A1%2C%20meu%20amigo!”

Então, se você quiser criar um link para o seu número com a mensagem pré-definida “Olá, meu amigo!”, e o seu celular for brasileiro, de São Paulo, com o número 98765-4321, o seu link ficará https://api.whatsapp.com/send?phone=5511987654321&text=Ol%C3%A1%2C%20meu%20amigo!.

5. Você já pode enviar esse link para qualquer pessoa. Quem clicar nele será levado para uma tela de conversa do WhatsApp assim:

Existem alguns problemas com o método manual. O primeiro é que, como pode ser visto acima, seu número de telefone fica exposto – mas é possível contornar essa situação; veja como no tópico abaixo “Como encurtar link do WhatsApp” para encurtar link.

O segundo problema é que é quase impossível escrever uma mensagem pré-definida com todos os símbolos certos. Para esse problema, existem as plataformas online gratuitas.

Em plataformas online

Convertte

Convertte é uma plataforma online que permite que você crie um link para o WhatsApp sem precisar fazer nenhuma alteração no seu número de telefone.

Para usá-lo, basta acessar o site e informar o seu número de telefone na caixa de texto e a sua mensagem. Depois disso, basta clicar em “Gerar Link”:

Você receberá um link que poderá ser compartilhado livremente. Ao clicar nele, a pessoa será direcionada para uma conversa no WhatsApp Business já com uma mensagem pré-definida.

O link gerado pelo Convertte pode ser usado em sites, redes sociais ou qualquer outro lugar na internet.

Canmore

O Canmore é outra plataforma online que oferece um link para o WhatsApp com mensagem pré-definida.

O site funciona de maneira similar ao Convertte. Para usá-lo, basta acessar o site e informar o seu número de telefone na caixa de texto e a sua mensagem. Depois, basta clicar em “Gerar link”.

Você receberá um link para compartilhar como quiser. Ao clicar nele, a pessoa será direcionada para uma conversa no WhatsApp já com uma mensagem pré-definida.

O link gerado pelo Canmore pode ser usado em sites, redes sociais ou qualquer outro lugar na internet.

Nuvemshop

O Nuvemshop é uma plataforma de comércio eletrônico que oferece uma ferramenta gratuita para gerar link para o WhatsApp.

Novamente, basta acessar o site, informar o seu número de telefone na caixa de texto e escrever sua mensagem pré-definida. Depois, basta clicar em “Gerar link”:

Invertexto

Outro site que oferece o serviço é o Invertexto. Também é bem simples de usá-lo: acesse o site, informe seu número de telefone, escreva a mensagem inicial e clique em “Gerar link”.

Depois, copie o link para compartilhá-lo com sua mensagem pré-definida como você desejar, como sites, redes sociais ou aplicativos.

Wa.me

O Wa.me é o encurtador de link do WhatsApp para iniciar conversas no mensageiro. Ele funciona de maneira bem parecida à forma de adicionar manualmente o número de telefone e a mensagem.

Seu link deve começar com “https://wa.me/XXYY000000000”, sendo que os XY0s devem ser substituídos pelo número de telefone com o código do país e do DDD. Também, para inserir a mensagem, você precisará usar símbolos para substituir espaços e acentos.

Como você pode observar, não é a forma mais prática de criar um link para WhatsApp. Mas, se você quiser aprender, basta ler o tópico acima chamado “Manualmente”

Quanto custa gerar um link no WhatsApp?

A boa notícia é que não custa nada gerar um link no WhatsApp! Quer você utilize uma das plataformas mencionadas acima ou o faça manualmente, gerar um link para o WhatsApp é completamente gratuito.

Onde usar o link do WhatsApp?

O link WhatsApp pode ser usado em websites, redes sociais ou em qualquer outro lugar na Internet.

A melhor maneira de usar o link WhatsApp é colocá-lo em um lugar onde seja facilmente acessível a seus clientes potenciais, como no cabeçalho ou rodapé de seu website, ou na biografia de seu perfil de mídia social.

Incluindo um link WhatsApp em seu website ou perfil de mídia social facilita o contato de potenciais clientes e o início de uma conversa.

Uma das vantagens de gerar um link personalizado no WhatsApp é gerar mais vendas
Uma das vantagens de gerar um link personalizado no WhatsApp é gerar mais vendas. Imagem: fizkes / Shutterstock

Quando usado corretamente, o link WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para gerar leads e fechar vendas. Por isso, ele é muito útil para pessoas que trabalham como afiliados.

Leia também:

  1. Acesse um site de encurtamento de links, como o bit.ly ou o ow.ly.
  2. Cole o seu link no campo correspondente e clique em “encurtar URL” ou “Shorten”.
  3. Você receberá uma versão “encurtada” do seu link. Por exemplo, jogando o link https://api.whatsapp.com/send?phone=5511987654321&text=Olá,%20meu%20amigo! (que usamos de exemplo acima) no bit.ly, recebemos o link https://bit.ly/2sZ43CR, que funciona da mesma maneira.
  4. Agora você pode usar o link sem o medo de deixar seu celular exposto! Compartilhe à vontade!

Leia também:

Conclusão

Agora, você já sabe criar seu link para WhatsApp com uma mensagem personalizada. Que tal conhecer agora nossa lista com os melhores bancos digitais?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!