A Sony lançou no Brasil dois smartphones para revitalizar sua linha de produtos, com destaque para o top de linha Xperia XZ Premium. O dispositivo chega para rivalizar com o Galaxy S8 a posição de celular Android mais poderoso do momento no Brasil.

O XZ Premium traz um processador Snapdragon 835, sendo o primeiro aparelho a ser anunciado no Brasil com esse chipset. Para fazer a comparação com tops de linha de 2017, o Galaxy S8 utiliza, no Brasil, um Exynos 8895, da própria Samsung, com potencial similar, enquanto o G6, da LG, aposta em um Snapdragon 821, que é um chip do ano passado.

O processador se une a 4 GB de memória RAM, que terão a missão de sustentar o Android 7.1 (Nougat), e à tela de 5,5 polegadas com resolução 4K e suporte a HDR, que promete sugar muita energia. No entanto, para manter o aparelho funcionando por um bom tempo, ele vem com uma boa bateria de 3.230 mAh.

Talvez seja na câmera o recurso mais interessante do XZ Premium. O sensor traseiro de 19 megapixels e a abertura de lente f/2.0 contam apenas uma parte da história, já que o aparelho promete fazer bonito para quem gosta de fazer vídeos em câmera lenta. A tecnologia do dispositivo consegue registrar até 960 quadros por segundo, enquanto o padrão dos outros é de 240 quadros por segundo, embora, para chegar a essa marca, tenha que reduzir a resolução do vídeo, que pode chegar a 4K, para apenas 720p.

publicidade

O XZ Premium chega às lojas brasileiras no dia 12 de julho. Se a tela é 4K, o preço também é, ficando na marca dos R$ 4.000, o que, apesar de caro, surpreende por estar na média dos tops de linha brasileiros. O histórico da Sony tradicionalmente é o de impor um preço ainda mais alto que os de seus concorrentes nessa faixa do mercado.

Xperia XA1 Ultra

Reprodução

Com um nome longo, o Sony Xperia XA1 Ultra (tente pronunciar em voz alta) é um intermediário que tenta entrar numa faixa disputada do mercado, como um intermediário premium, em que já brilham aparelhos como o Moto Z2 Play e Zenfone 3 Zoom, custando R$ 2.300.

O aparelho se destaca por ser gigante. Além da tela enorme de 6 polegadas com resolução 1080p, a Sony não parece ter feito nenhum esforço para reduzir as bordas acima e abaixo do painel frontal, de modo que ele provavelmente só vai ser perfeitamente encaixado em bolsos muito fundos.

Para fazer o celular funcionar, a empresa apostou em um processador MediaTek Helio P20 octa-core, com quatro núcleos dedicados a fazer o trabalho pesado e quatro para tarefas mais leves pensando em economia de bateria. O XA1 Ultra também tem 4 GB de memória RAM e roda o Android 7.0 (Nougat).

Em relação à câmera, o XA1 Ultra não é tão capaz quanto o XZ Premium, obviamente, mas não deve fazer feio, com um sensor traseiro de 23 megapixels com uma lente grande-angular e abertura f/2.0. Na parte da frente, a câmera tem 16 megapixels e estabilização óptica de imagem, o que é particularmente impressionante e incomum.