As realidades virtual e aumentada estão ganhando cada vez mais elementos para melhorar a experiência dos usuários e, em breve, as pessoas poderão sentir frio, calor e até mesmo dores através da tecnologia. 

Conforme relata o Engadget, a TEGway – uma divisão do Korea Advanced Institute of Science and Technology – desenvolveu o ThermoReal, um dispositivo termoelétrico flexível que pode variar a sua temperatura entre 4°C a 40°C.

Ele ainda é capaz de produzir, simultaneamente, calor e frio em diferentes zonas na mesma superfície – o que promete fazer a pessoa sentir leves dores. Ou seja, se um usuário estiver passando por uma chama em um jogo, por exemplo, ele será capaz de sentir o calor.

Veja como funciona:

publicidade

O dispositivo basicamente converte a temperatura corporal em energia elétrica; as correntes elétricas também podem ser executadas através do dispositivo, que permite a mudança de temperatura.

A empresa espera que os fabricantes de hardware integrem a tecnologia em joysticks, luvas, roupas, cadeiras e outros produtos que possam aumentar a interação com as realidades aumentada e virtual.