Quem costuma assistir a vídeos no computador sabe da popularidade do Media Player Classic Home Cinema, também conhecido como MPC-HC. O software de reprodução de mídia que teve o design inspirado na versão 6.4 do Windows Media Player e continuou recebendo atualizações e melhorias sem perder a estética simples e prática. Agora, no entanto, as coisas estão chegando ao seu fim.

A última atualização do popular player de vídeo também chegou com o triste alerta de que não há mais mãos para o desenvolvimento do aplicativo. Por se tratar de um projeto open-source, sem fins lucrativos, sem publicidade, sem nenhum método de financiamento coletivo, as melhorias dependem de desenvolvedores voluntários.

A última atualização, com a numeração 1.7.13, foi anunciada como provavelmente a última do projeto. “Por alguns meses, ou talvez anos, o número de desenvolvedores ativos tem diminuído e chegou a zero. Isso, infelizmente, significa que nosso projeto está oficialmente morto, e essa versão será a última… a menos que alguém se candidate”, diz a publicação no blog do MPC-HC.

Assim, se alguém tiver interesse em tomar o projeto em suas próprias mãos, a publicação no blog orienta a procurar o que sobrou da equipe atual por email ou pelo IRC, que podem ser encontrados na área de contato do site do MPC-HC. Para isso, é necessário ter conhecimentos de programação em C e C++.

publicidade

Apesar do melancólico fim do Media Player Classic, ainda existem outros players de qualidade e que também têm código aberto. O VLC é o maior exemplo, disponível para praticamente todos os sistemas e dispositivos mais populares atualmente. Ele ainda está em desenvolvimento ativo.