Se você já baixou torrents de vídeos de qualquer tipo, já deve ter se deparado com siglas como DVDRip, BRip, WEB, HDTV ou algo parecido. Você provavelmente não prestou muita atenção a elas – afinal, o mais importante era garantir que o arquivo era aquele que você queria – mas pode ter ficado se perguntando o que elas significavam.

Nesse caso, não se preocupe. Essas siglas são basicamente um indicador da origem – e, indiretamente, da qualidade – dos arquivos contidos naquele torrent. A seguir, vamos explicar brevemente o significado de algumas das siglas mais comuns.

1. RIP

Muitas dessas siglas terminam com “RIP”, o que, vale notar, não tem nada a ver com morte. “Rip” em inglês é um verbo que significa “rasgar”, mas que também é usado para indicar o processo de transferência de arquivos de mídias móveis para o computador. Em outras palavras, transferir um filme de um DVD para o computador é “ripar” o filme. Isso já deve esclarecer muitas coisas.

publicidade

2. DVDrip e HDVDrip

Entendendo que “Rip” significa o processo de transferência do arquivo para o disco a partir de uma mídia, dá para entender que “DVDrip” significa que o arquivo em questão se originou de um DVD. De um torrent com DVDrip no nome, você pode esperar a qualidade de um DVD na imagem e no som. Um pouco melhor que ele é o HDrip, que indica que o filme foi extraído de um DVD com qualidade elevada de imagem.

3. BDrip e BRrip 

Não, o BR de BRrip não tem nada a ver com o Brasil. As siglas BRrip e BDrip indicam que o arquivo foi extraído de um disco Blu-Ray (Blu-Ray dá origem à sigla BRrip, e Blu-ray Disc à sigla BDrip). A qualidade desses arquivos é melhor que a dos arquivos extraídos de DVDs ou outras fontes, mas eles também costumam ser mais pesados.

4. VHSrip e TVrip

Bem menos comuns, essas duas siglas indicam que o arquivo foi extraído de uma fita VHS ou diretamente de uma televisão. No caso do VHSrip, pode-se esperar a qualidade de uma fita desse tipo. Já para o TVrip, o processo é semelhante ao de gravar um filme direto da TV – por isso, a qualidade do arquivo dependerá da qualidade da imagem da TV usada na gravação.

5. SDTV e HDTV

As siglas acima se referem a arquivos obtidos diretamente de televisões (o que fica evidente pelas letras TV). SDTV significa que ele foi extraído de uma TV com definição padrão (Standard Definition, daí SD), enquanto HDTV significa que ele veio de uma TV de alta definição (High Definition, por isso HD). Naturalmente, a qualidade esperada dos arquivos HDTV é melhor que a dos SDTV.

6. WEB-DL

Essa sigla significa “web download”, e indica que o arquivo foi baixado de algum serviço de distribuição online como a Amazon ou o iTunes. Algum usuário comprou o arquivo, baixou-o e depois disponibilizou-o na internet. Eles costumam ter qualidade excelente, pois têm como origem os próprios servidores dos serviços de distribuição. Também por isso, eles costumam não vir com marcas d’água de emissoras ou com interrupções de propagandas. 

7. WEBrip

Uma extração feita a partir de uma transmissão da internet – como um programa do Netflix ou algum outro filme transmitido por streaming. A qualidade que se pode esperar é semelhante à do WEB-DL, mas como o arquivo foi gravado por streaming (em vez de ser baixado e depois subido de novo), a qualidade do resultado final dependerá da qualidade da transmissão.

8. CAM

Arquivos CAM são aqueles feitos por alguém que gravou uma tela na qual o filme estava passando usando uma câmera. Dá para imaginar que a qualidade desses arquivos não costumam ser muito boa. A “vantagem” que eles apresentam é que eles costumam ser lançados assim que o filme chegue ao cinema.

9. TS

TS significa “telesync”. Ele é basicamente um arquivo CAM cujo áudio é gravado de uma fonte externa, como um fone de ouvido do cinema para pessoas com problemas de audição, e por isso costuma ser melhor que o dos arquivos CAM. Ainda assim, a qualidade deles não costuma ser muito boa.