A HBO tem bons motivos para se preocupar com a pirataria em torno de um dos seus principais programas. A Muso, uma empresa especializada em monitorar a ação de quem prefere consumir mídia de forma “alternativa”, liberou alguns dados sobre a estreia da sétima temporada de “Game of Throne”, e os resultados impressionam.

Em apenas três dias, a série foi pirateada mais de 90 milhões de vezes, sendo que a maioria das pessoas chegou ao primeiro capítulo deste ano via streaming, o que representa um problema ainda mais sério para a HBO.

publicidade

Quase 78 milhões desses internautas optaram por serviços de streaming para piratear a volta de “GoT”, enquanto sites de torrent reuniram 8,3 milhões de pessoas. Outros 4,9 milhões chegaram ao episódio através de links diretos postados em sites, e 523,1 mil usaram torrents privados.

O Brasil foi o 14º país que mais pirateou o capítulo, com 1,7 milhão de instâncias. O país mais ativo foi os Estados Unidos, com 15 milhões de “pirateadas”, seguido por Reino Unido (6,2 milhões), Alemanha (4,8 mi), Índia (4,3 mi) e Indonésia (4,2 mi). Depois aparecem Canadá, França, Turquia, Vietnã, Austrália, Rússia, Holanda e, finalmente, Brasil.

publicidade

O TorrentFreak, que recebeu um comunicado da Muso sobre os resultados, ressalta que é bom olhar para os números como estimativas, já que a empresa usa como fonte a SimilarWeb, que puxa dados de 200 milhões de dispositivos para estimar o tráfego da web. Isso explicaria, por exemplo, a ausência da China entre os principais piratas — embora a Muso tenha considerado o país em edições passadas.

Mesmo como estimativas, os números são altíssimos e revelam quão importantes se tornaram serviços alternativos de streaming, as “Netfix piratas” que surgiram aos montes desde o aparecimento do Popcorn Time. Logo após a estreia da sétima temporada, a HBO começou a caçar internautas cujos IPs eram flagrados baixando o capítulo ilegalmente, mas a empresa não consegue identificar quem faz isso via streaming.