A Lenovo apresentou na semana passada diversas tecnologias que pretende colocar nas lojas no futuro, e um dos grandes destaques é o tablet Folio, que pode ser dobrado quase como uma folha de papel.

O Folio tem uma tela flexível de 7,8 polegadas com resolução 1920×1440. Essa tela pode ser dobrada, criando um smartphone de 5,5 polegadas.

publicidade

No modo tablet, ou seja, quando não está dobrado, o Folio exibe uma tela única de 7,8 polegadas com a interface do Android cobrindo cada canto dela. Ao ser dobrado, ele entra no modo smartphone: a partir daí, metade da tela exibe a interface, enquanto as bordas exibem informações como previsão do tempo e música reproduzida, e a traseira exibe apenas um logo da Lenovo.

Para possibilitar a flexibilidade da tela, o Folio conta com uma dobradiça traseira, mais ou menos como as encontradas nos notebooks Yoga da empresa.

Não é a primeira vez que a Lenovo mostra conceitos de dispositivos flexíveis: no ano passado, a empresa apresentou um smartphone dobrável que podia ser usado também como um bracelete, assim como um tablet que podia ser dobrado e usado como um smartphone – uma versão anterior do Folio. Até o momento, não há previsão de quando ele vai chegar às lojas – se é que um dia será lançado.