O Moto Z2 Force, anunciado nesta terça-feira, 25, pela Lenovo, é o primeiro smartphone da marca Motorola a seguir uma tendência que vem se popularizando nos últimos anos: a de smartphones com duas câmeras traseiras.

Desde que o iPhone 7 Plus chegou ao mercado, no ano passado, muitas outras empresas começaram a investir pesado nessa ideia de câmeras duplas. A Apple não foi a primeira a usar esse sistema, mas sem dúvida foi a que empurrou todo o mercado a abraçá-lo.

O Moto Z2 Force é apenas o mais recente exemplo de smartphone a seguir essa tendência. Na parte de trás do aparelho estão dois sensores de 12 MP e abertura f/2.0: um registra fotos em tons de cinza e o outro registra fotos coloridas, combinando o resultado para melhorar as imagens.

Quem faz a mágica é o processador Snapdragon 835, feito pela Qualcomm, que desde o seu antecessor vem com um sistema chamado Clear Sight. O que essa tecnologia faz é regular a função das duas câmeras. A monocromática permite um melhor desempenho em condições de baixa luz, enquanto a câmera colorida registra imagens com mais detalhes e destaques.

publicidade

Em seguida, o software combina a imagem dos dois sensores, capturadas ao mesmo tempo, resultando em mais contraste, menos ruído e maior nitidez. De acordo com a Qualcomm, a função replica o funcionamento dos cones e bastonetes do olho humano, células responsáveis por processar a luz que entra pela retina. Os cones reconhecem as cores, enquanto os bastonetes reconhecem a luminosidade.

Mas não é só isso o que a câmera dupla do Moto Z2 Force faz. Com o app de câmera do celular, é possível tirar proveito do hardware para criar filtros diferentes para as fotos. Uma das funções puramente cosméticas da câmera dupla é o que a Motorola chama de “foco seletivo”, algo que outros smartphones com duas câmeras traseiras também fazem.

Na prática, o usuário pode acrescentar efeitos de profundidade na foto, deixando o plano de fundo borrado e ressaltando o objeto à frente – semelhante ao “modo retrato” do iPhone 7 Plus. Outro recurso inserido no Moto Z2 Force é o “preto-e-branco seletivo”: em vez de borrar o fundo, você pode deixá-lo em tons de cinza, com o objeto à frente colorido.

Ao contrário de outros celulares com câmera dupla, porém, o módulo do Moto Z2 Force não usa lentes de graus diferentes para capturar mais ou menos conteúdo. Portanto, não há zoom óptico e nem estabilização óptica de imagem no aparelho. Vale lembrar também que apenas um justo período de testes pode comprovar se todos esses recursos que o celular promete realmente funcionam bem quando estão na mão do usuário.

Há rumores de que a Motorola ainda deve lançar duas outras versões do Moto G neste ano, chamadas de Moto G5S e Moto G5S Plus, ambas com câmeras duplas. Além disso, tudo indica que o próximo grande lançamento da Samsung, o Galaxy Note 8, também vai adotar essa tendência. Resta saber como esses próximos modelos vão usar as respectivas câmeras duplas. Afinal, possibilidades não faltam.