As fotos tiradas no Android nunca serão tão belas quanto as dos iPhones, e a culpa é do Android. Quem defende isso é Vic Gundotra, ex-vice-presidente de Social no Google, que falou recentemente sobre a morte das câmeras dedicadas e a ascensão das fotos de smartphones.

Durante o fim de semana, Gundotra postou em sua conta no Facebook uma bela fotografia de seus filhos. E ele exaltou as capacidades do dispositivo usado para a captura – que não foi nem uma câmera dedicada e nem um smartphone Android.

“Deixei minha câmera profissional em casa e tirei essas fotos em um jantar com meu iPhone 7 usando fotografia computacional (modo retrato, como é chamado pela Apple). É difícil não chamar esses resultados (em um restaurante, tirado com um telefone celular e sem usar flash) de impressionantes. Excelente trabalho, Apple.”

publicidade

Seus seguidores logo começaram a discutir questões relacionadas a câmeras de smartphones e à qualidade atual delas. Gundotra concorda que, em muitos aspectos, as câmeras dos celulares de hoje em dia estão muito boas, mas isso não vale para qualquer câmera.

Um usuário disse que as câmeras dedicadas estão com os dias contados e que o Samsung Galaxy S8 consegue imagens ainda melhores do que o iPhone 7. E Gundotra discordou. “Eu nunca usaria um smartphone Android para fotos”, disse o executivo.

Gundotra explicou que o principal problema das câmeras dos Android é o próprio Android, e não o hardware delas em si. “Quando a Samsung inova no hardware (como com uma câmera melhorada), ela precisa convencer o Google a permitir que essa inovação seja usada em outros aplicativos através da API apropriada. E isso pode levar ANOS”, escreveu.

O software do Android para câmeras está muito atrás do iPhone, defende o ex-executivo do Google, e as maiores inovações nesse recurso atualmente estão na forma de software. “Se você realmente se importa com boas fotografias, você tem um iPhone. Se você não se importa em ficar anos atrás, compre um Android”, finalizou.

Vic Gundotra ficou conhecido principalmente por ser a cabeça por trás do Google+, mas ele fez mais coisa no Google, sendo um dos responsáveis pelas iniciativas mobile até a sua saída da empresa, em 2014.

Nem todo mundo concorda com a avaliação dele, e testes de câmera de smartphones frequentemente apontam resultados diferentes do que Gundotra pensa – o renomado site DxOMark, por exemplo, diz que o Google Pixel supera o iPhone 7 nesse quesito.