De vez em quando, por acaso você tem a impressão de que o seu feed do Facebook é como uma TV a cabo, com centenas de canais que não têm nada de interessante? E que, por mais que você se esforce para curtir páginas legais, a rede social acaba só te mostrando posts chatos? Pois saiba que há uma maneira simples de resolver, ou pelo menos amenizar, esse problema.

O Facebook tem um recurso de customização do seu feed que ajuda você a ver mais posts que realmente te interessam. Ele é relativamente simples de acessar, o que significa que você não precisa ficar indo em várias páginas para mudar configurações de publicação. E por mais que não permita que você deixe sua timeline exatamente como quer, ele pode ajudar bastante.

Veja a seguir como acessar esse recurso, e como usá-lo da melhor maneira possível:

1. Na sua página inicial do Facebook, clique na seta para baixo que fica no canto superior direito da página;

publicidade

Reprodução

2. Selecione a opção “Preferências do Feed de Notícias”;

Reprodução

3. Você verá uma tela parecida com a da imagem abaixo. Cada um desses itens se expande quando você clica neles, permitindo que você customize seu feed. A seguir, vamos explorar o que dá para fazer em cada um deles:

Reprodução

a. Priorize quem ver primeiro

Ao clicar nessa aba, você verá um menu com as páginas e pessoas com as quais você interage mais. Descendo, você verá também as demais páginas e pessoas que você segue. Você pode escolher quais delas devem aparecer em primeiro lugar no seu feed. Isso é útil caso haja alguma página que você segue e quer ver, mas acaba nunca vendo.

b. Deixar de seguir pessoas para ocultar as publicações delas

Aqui você verá também as pessoas, grupos e páginas que você segue. Selecioná-los nesse menu fará com que elas deixem de aparecer no seu feed. Se tiver alguma pessoa que só faz posts agressivos e com notícias de fontes duvidosas, você pode usar essa aba para deixar de segui-la.

c. Conecte-se novamente com as pessoas que você deixou de seguir

Se você já deixou de seguir algumas pessoas e páginas, elas aparecerão aqui. Você então pode selecioná-las para ver o que elas têm postado ultimamente. Se você julgar que elas estão melhores, pode voltar a segui-las. 

d. Descubra páginas que correspondam aos seus interesses

Com base nas páginas que você já curte, o Facebook vai te sugerir, aqui, mais páginas para você curtir. Caso você esteja sentindo falta de mais conteúdos interessantes no seu feed, essa aba pode ajudar bastante. 

e. Ver mais opções

O restante das opções referentes ao seu feed aparecem aqui. Se você tiver aplicativos em seu feed de notícias, por exemplo, será possível ocultá-los ou trazê-los de volta usando essa aba.