A essa altura, você provavelmente já sabe que a HBO foi vítima de um ciberataque grave, que roubou roteiros, episódios inéditos de seriados e informações de funcionários. Agora foi revelado que a empresa tentou pagar US$ 250 mil aos autores para evitar maiores danos.

A mensagem chegou até grandes sites de entretenimento, como a Variety e o Hollywood Reporter, que divulgaram o conteúdo do e-mail. “Como uma demonstração de boa vontade, estamos dispostos a fazer um pagamento de US$ 250 mil como recompensa por encontrar bugs assim que estabelecermos a conta necessária e adquirirmos bitcoins”, diz o texto.

Segundo a Variety, que diz ter confirmado a autenticidade do e-mail enviado no final de julho, tratou-se de uma tática para ganhar tempo que aparentemente não deu certo. De lá para cá, um roteiro de “Game of Thrones” vazou antes da exibição e até informações pessoais de atores, incluindo endereço e telefone, acabaram publicadas. Um episódio inteiro chegou a ser veiculado na internet, mas acredita-se que ele tenha caído na rede por outros meios.

Não se sabe se a empresa tinha realmente a intenção de ir adiante com o pagamento, porque essa é uma situação muito pouco usual. Companhias raramente negociam com cibercriminosos temendo abrir um precedente; só responder às ameaças já é uma situação fora do comum.

publicidade

A essa altura, com tantas informações já vazadas, é difícil imaginar que a HBO esteja disposta a pagar qualquer coisa, o que nos leva a questionar quais serão os próximos passos dos hackers. Se eles liberarem tudo o que têm, perdem qualquer chance de receber alguma quantia como resgate, mas pode ser a solução “nuclear” caso as negociações não avancem.

O Hollywood Reporter diz ter recebido um e-mail dos cibercriminosos explicando a situação, e ao que tudo indica eles creem que ainda podem receber algum valor pelo ataque. “É apenas pelo dinheiro. Temos semanas de negociações com representantes da HBO, mas eles quebraram as promessas e querem brincar conosco.”