A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou queda nas reclamações dos brasileiros em relação aos serviços de empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. No mês de junho de 2017, a organização recebeu 276,8 mil reclamações – o que representa uma queda de 14,1% na comparação com o mesmo período de 2016. 

Entre janeiro e junho de 2017, foram registradas 1,77 milhão de reclamações – uma quantia 13,5% menor que as 2,04 milhões do primeiro semestre do ano passado. Todos os seis primeiros meses do ano apresentaram queda.

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Segundo os dados, todos os serviços, com exceção de TV por assinatura, registraram uma diminuição no número de queixas. A telefonia móvel, que tende a ser a campeã no ranking de insatisfação dos consumidores, teve 131,6 mil queixas (uma queda de 15,6%), seguida por telefonia fixa, com 60 mil reclamações (-21,9%), e banda larga fixa, com 42 mil (-10,4%). Já a TV por assinatura apresentou 41,2 mil reclamações, o que representa uma alta de 1,9%.

As reclamações sobre cobrança lideraram o total das queixas recebidas pela agência nos serviços de telefonia móvel pós-paga (51,93%), TV por assinatura (49,37%) e telefonia fixa (37,29%).

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Além disso, todas as prestadoras de telefonia móvel apresentaram redução no número de reclamações. A Tim foi a que apresentou a maior diminuição e registrou 43,7 mil reclamações em junho de 2017 (queda de 2,6%), seguida pela Vivo, com 32,2 mil (-20,4%), Claro, com 29,9 mil (-12,9%), Oi, com 16 mil (-33,4%), e Nextel, com 9,4 mil reclamações (-22,1%).