Google Assistente, o sistema de inteligência artificial do Google que responde a comandos de voz do usuário em tom de conversa, como a Siri, no iPhone, e a Cortana, no Windows, chegou oficialmente a smartphones do Brasil nesta quinta-feira, 17.

Após um período de testes, o Assistente agora começa a ser liberado para todos os smartphones rodando Android 6.0 Marshmallow ou o 7.0 Nougat em português. O recurso já era acessível através do aplicativo de conversas Allo, mas, agora, está disponível nativamente no Android por comandos de voz.

O Assistente funciona, basicamente, como o Google Now: basta dizer “Ok, Google” e o software liga, preparado para ouvir o que você tem a dizer. Com ele, é possível redigir mensagens de WhatsApp, pedir direções do Maps, tocar músicas no Spotify ou exibir imagens guardadas no Google Fotos, por exemplo.

Além disso, o Assistente consegue compreender o contexto das conversas com o usuário. Digamos, por exemplo, que você o acione para perguntar “Quantos habitantes tem o Brasil?”. Após ver a resposta, você pode perguntar “E quando ele foi descoberto?”, sem ter que citar “Brasil” de novo. O software entende que “ele” se refere ao sujeito da pergunta anterior.

publicidade

Assim como no Allo, você também pode brincar com Assistente, fazendo perguntas pessoais como “O que você acha da Siri?” e “Conte-me uma piada”. Confira aqui uma lista de comandos que você pode atilizar com o Assistente no Allo, e que, provavelmente, funcionam também fora do app, agora nativamente no Android.

“Com o tempo, esperamos que o Assistente, assim como todos os produtos do Google, aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa”, disse Lia Konskier, gerente de marketing do Google Brasil, no anúncio da novidade.

O Assistente já está disponível em outros países e idiomas desde o ano passado.