O Google está de olho nos usuários que sofrem para se conectar em redes móveis, tentando tornar o seu buscador mais adequado à realidade da internet 3G lenta. A empresa está testando um novo aplicativo para realização de pesquisas online mirando usuários que passem por tais dificuldades.

Apesar de a premissa do novo aplicativo encaixar perfeitamente com a realidade brasileira, o app por enquanto está em fase de testes apenas na Indonésia, e sequer é possível visualizar o aplicativo no Google Play se você não morar por lá.

O Google Search Lite segue o mesmo conceito das versões “Lite” do Facebook, com o objetivo de cortar ao máximo o consumo de dados, o que, por consequência, torna as ações mais rápidas. Com isso, a empresa pretende oferecer algumas funções offline, também com a missão de reduzir o uso do plano de dados móveis.

O site Android Police conseguiu capturas de tela do Search Lite que mostram algumas diferenças grandes em relação ao aplicativo padrão de buscas do Google para o Android. É possível realizar buscas por voz e texto, com a barra de pesquisas na parte inferior da tela. 

publicidade

Reprodução

É interessante ver a solução do aplicativo para sugerir termos relacionados. Além disso, também é possível ajustar as configurações do aplicativo para apenas abrir páginas “light”, provavelmente passando pelo filtro do Google Web Light, a ferramenta da empresa que acelera o carregamento de sites removendo vários elementos pesados, e também abrir sites apenas dentro do navegador interno do app, que teoricamente também ajuda a reduzir o tempo de carregamento.

Reprodução