A fabricante chinesa Xiaomi conseguiu crescer no mercado lançando dispositivos a um preço mais acessível do que o da concorrência. Agora, de acordo com o site indonésio Krispitech, a empresa pretende dar um passo adiante nessa estratégia lançando um celular criado em parceria com o Google. 

Mas, como o The Next Web aponta, o dispositivo não deve ser um top de linha no estilo dos seus aparelhos Nexus ou Pixel. Ele será desenvolvido como parte do programa Android One, uma iniciativa do Google de lançar celulares baratos e de qualidade para mercados emergentes, incluindo a Índia e alguns países do continente africano. 

publicidade

O dispositivo, segundo o site, será uma versão remodelada do Mi 5X da marca chinesa. Por conta da parceria com o Google, o celular não usaria a tradicional MIUI que a Xiaomi coloca em seus aparelhos, mas uma versão mais “pura” do Android. Se isso se confirmar, o aparelho resultante pode ser bem interessante, já que o Mi 5X tem algumas características notáveis, como duas câmeras traseiras. 

Indo mais longe

publicidade

Por enquanto, ainda não há mais informações sobre o dispositivo. Mesmo que ele se confirme, é pouco provável que ele chegue ao Brasil, já que o país não faz parte do programa Android One. No entanto, isso pode acabar mudando no futuro: uma matéria do The Information datada do começo do ano afirmou que o Google tinha planos de expandir o programa de celulares Android de baixo custo para os Estados Unidos.

Nesse caso, é provável que o Brasil fosse incluído na lista de países com o programa – afinal, o Brasil é muito mais parecido com os outros mercados nos quais o Google lançou o programa do que os EUA. A possibilidade é bem interessante, já que os dispositivos do Android One costumam custar até R$ 300 – e alguns deles tem características associadas a celulares bem mais caros, como leitores biométricos.