O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou hoje no Instagram uma foto com o primeiro traje espacial desenvolvido pela empresa. A SpaceX tem planos de levar seres humanos a Marte a partir de 2024, e é provável que trajes como esse sejam usados durante o percurso. 

Musk ressaltou que a imagem não é um esquema de design, mas uma verdadeira fotografia. Também não se trata apenas de uma roupa com aparência de traje espacial, mas de algo que foi testado sob pressão de vácuo dupla e que realmente funciona. “Foi incrivelmente difícil equilibrar a parte estética com a função. Fazer qualquer um dos dois separadamente é fácil”, comentou o CEO. O traje pode ser visto abaixo:

publicidade

Reprodução

De acordo com o CEO da empresa, mais detalhes sobre o traje e sua possível utilização serão divulgados ao longo dos próximos dias. É possível adiantar, no entanto, que o emblema com a bandeira dos Estados Unidos no braço direito provavelmente pode ser substituído pro outras bandeiras, e que o cinto mostrado na foto deve pertencer não ao traje em si, mas à espaçonave. 

Segundo o The Verge, a roupa foi desenhada para ser usada pelos tripulantes da capsula Dragon da SpaceX. Ela não é, propriamente, um traje espacial, porque ela não poderia ser usada para uma saída ao espaço. A ideia é que ela seja usada pelos astronautas durante a viagem, para o caso de uma despressurização da espaçonave.