Atualizações de sistemas operacionais sempre são benvindas por causa das novas funcionalidades e melhorias de segurança que elas trazem. Mas a iOS 11, a próxima versão do sistema dos iPhones, pode ter uma consequência mais trágica: de acordo com o Business Insider, ela pode fazer com que quase 200 mil aplicativos da App Store deixem de funcionar. 

O motivo para isso, segundo o site, é que a próxima versão do sistema operacional deixará de oferecer suporte a aplicativos em 32 bits. Todos os celulares da Apple desde o iPhone 5S têm processadores de 64 bits, o que, de maneira resumida, permite que os aplicativos funcionem de maneira mais rápida e econômica. Apps de 32 bits, no entanto, não conseguem se aproveitar dessas vantagens.

Por esse motivo, o abandono do suporte a apps desse tipo vem sido mencionado desde 2013. Mas no começo deste ano, alguns usuários começaram a receber notificações de que aplicativos em 32 bits não funcionariam em versões futuras da iOS. Um dos avisos desse tipo foi postado no Twitter, e pode ser lido abaixo:

Mais um sinal de que o suporte iria se acabar foi percebido pelo site Touch Arcade em junho. O site se deu conta de que alguns apps 32 bits deixaram de aparecer nas buscas da App Store. Mesmo assim, ao acessar o link direto do aplicativo, ainda era possível baixá-lo. Isso seria uma maneira de a Apple incitar os desenvolvedores de aplicativos a atualizar suas criações.

publicidade

O que fazer?

De acordo com a empresa SensorTower, que faz pesquisa de mercado sobre aplicativos, há mais de 187 mil apps na loja da Apple que ainda não têm versão em 64 bits. Isso representaria cerca de 7,8% dos 2,4 milhões de aplicativos que a empresa estimou, em março, que estavam na loja. A grande maioria deles é jogos, mas as categorias “educação”, “entretenimento” e “estilo de vida” também tem muitos apps assim.

No entanto, há uma solução relativamente fácil para o problema: basta que os criadores do aplicativo atualizem-no para 64 bits. Isso, no entanto, depende dos desenvolvedores: os usuários não podem fazer muita coisa caso um app que eles usem não seja atualizado. Nesse caso, a única resposta é não atualizar para a iOS 11 para que o app continue a funcionar, mas essa obviamente não é a solução ideal.

Se você quiser saber se alguns dos seus apps ainda é 32 bits, há uma maneira relativamente simples de fazer isso. Abra o app “Ajustes”, escolha “Geral”, depois “Sobre” e finalmente “Aplicativos”. Se você tiver algum aplicativo 32 bits, ele aparecerá nessa lista; se não, você simplesmente não conseguirá acessar a lista.