“Darkwood” é um jogo de horror e sobrevivência desenvolvido de forma independente por um pequeno estúdio polonês chamado Acid Wizard. O game está disponível para download no Steam por R$ 25, mas quem não puder pagar por ele pode adquirir uma cópia gratuita oficial.

A Acid Wizard decidiu disponibilizar por conta própria um torrent do próprio game de graça. Quem não puder pagar por “Darkwood” no Steam pode baixá-lo através do Pirate Bay, “sem truques, sem chapéu de pirata para os personagens e nem nada assim”, disse a empresa ao site Waypoint.

“Darkwood” entrou no programa de Acesso Antecipado do Steam em 2014. Até então, o game era desenvolvido com dinheiro coletado por uma campanha de financiamento coletivo. O título começou a ganhar certa fama até que youtubers começaram a procurar a Acid Wizard em busca de uma cópia gratuita.

Normalmente, youtubers e jornalistas usam essas chaves gratuitas do Steam para jogar um game e falar sobre ele depois. Só que algumas pessoas mal-intencionadas estavam vendendo as chaves que conseguiam de forma clandestina na internet. Isso deixou os desenvolvedores do game incomodados.

publicidade

“Essa prática torna impossível que a gente possa fazer sorteios ou enviar chaves para as pessoas que realmente não têm dinheiro para jogar ‘Darkwood'”, disse a Acid Wizard. Foi então que a empresa decidiu apoiar quem quisesse pedir o reembolso do jogo, mesmo que ainda em estágio de desenvolvimento, no Steam.

Ao devolver um game e pedir reembolso, porém, o usuário precisa enviar ao desenvolvedor uma explicação. Foi lendo uma dessas justificativas que a Acid Wizard decidiu liberar o torrent. “Uma pessoa disse que precisava do reembolso porque não queria chatear seus pais quando eles vissem a conta no fim do mês. Isso nos fez sentir muito mal”, afirmou o estúdio.

Quem baixar o torrent de “Darkwood” pela Acid Wizard não precisa se preocupar com vírus ou qualquer limitação. Os desenvolvedores garantem que o mesmo jogo disponível no Steam é o que pode ser baixado gratuitamente no Pirate Bay – disponível neste link. A equipe por trás do jogo, porém, só tem uma exigência a fazer.

“Se você gostar de ‘Darkwood’ e quer que a gente continue a fazer jogos, considere comprá-lo no futuro. Talvez em alguma promoção, pelo Steam, GOG ou Humble Store. Mas por favor, por favor, não compre de quem vende chaves de acesso. Ao fazer isso, você está apenas alimentando o câncer que está acabando com a indústria”, conclui o estúdio.