É só uma questão de semanas para que a Apple revele seus novos iPhones, com evento especulado para acontecer no dia 12 de setembro. Quando a empresa oficializar os novos aparelhos, a grande surpresa deve ser a ausência de um botão Home, que foi um pilar dos iPhones desde o seu lançamento em 2007.

Segundo a Bloomberg, a eliminação do botão trará a maior mudança em usabilidade do iPhone desde o lançamento da primeira versão, revelada por Steve Jobs. No lugar do botão clicável, a empresa deve apostar em gestos de software para navegação.

A mudança vem pelo fato de que o iPhone 8 (ou iPhone Pro, o nome ainda não está claro) deve ter uma tela que cobre toda a parte frontal do smartphone, sem espaço para um botão físico. No entanto, em vez de recorrer a opção do Android, que é virtualizar o botão na tela, a empresa deve promover uma mudança de usabilidade.

Para isso, a expectativa é que haja uma barrinha fina na parte inferior da tela. Para fechar um app, em vez de tocar no botão Home, o usuário arrastaria a barra para o meio da tela e a joga para a parte superior do painel; ao fazer isso, o app ativo é sugado novamente para dentro do seu ícone na tela inicial. Se o movimento parar pela metade, o usuário é levado para a opção de multitarefa para visualizar outros apps abertos.

publicidade

Reprodução

A descrição da ação é mais complexa do que a ação em si (basta deslizar o dedo de baixo para cima), mas ainda assim é um risco para a Apple. A empresa sempre prezou pela familiaridade da experiência do iPhone, e tal mudança traria uma nova curva de aprendizado para seus usuários.

Vale lembrar que o esperado iPhone 8 não deve ser o único celular anunciado pela empresa no evento de setembro. A Apple também deve anunciar os modelos 7s e 7s Plus, que são uma atualização dos celulares revelados em 2016, com aquilo que já é mais familiar: novo processador, melhoria de câmeras e etc.