A Apple perdeu a nobre posição de vice-liderança no mercado mundial de smartphones. A gigante do iPhone foi ultrapassada pela chinesa Huawei, que superou a rival ocidental pela primeira vez em sua história, segundo a consultoria Counterpoint Research, no período compreendido entre junho e julho deste ano.

Com isso, a Huawei está atrás apenas da Samsung em número total de unidades vendidas, refletindo um investimento pesado da companhia em pesquisa e desenvolvimento, e também em marketing, o que inclui casos como o celular da KFC.

O período observado ainda não inclui os dados de agosto, mas a consultoria aponta que eles também são favoráveis à Huawei. A tendência, no entanto, é que a situação seja revertida com o relatório de setembro devido ao lançamento de uma nova geração de iPhones, o que deve causar um impulso em vendas.

Reprodução

publicidade

A Counterpoint indica que a Huawei tem alguns fatores limitadores que impedem que a empresa se firme como a segunda colocada permanente no ranking, mais notavelmente a fraca presença no importantíssimo mercado americano além da Índia e no sul da Ásia, tendo como pontos fortes a China, a Europa, Oriente Médio e América Latina (com exceção do Brasil, claro).

Apesar da perda da segunda posição, a Apple não tem muito com o que se preocupar. O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus continuam sendo os celulares mais vendidos do mundo, e a empresa continua praticamente monopolizando todo o lucro do mercado de smartphones.