Já diria o ditado: a prática leva à perfeição. O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou um vídeo nesta quinta-feira, 14, que consegue ilustrar muito bem a ideia de superação de fracassos. Na filmagem, é possível ver diversas tentativas de aterrisagem de foguetes da empresa nos últimos quatro anos e explosões dignas de Hollywood.

A gravação publicada por Elon Musk mostra não só as tentativas frustradas como as razões para cada uma das falhas. Algumas delas aconteceram por esgotamento de fluido hidráulico ou oxigênio líquido, falhas mecânicas, entre outras coisas. As imagens mostram um detalhamento interessante dos problemas técnicos observados pela equipe.

publicidade

A primeira tentativa malsucedida de aterrissagem mostrada pela SpaceX é de setembro de 2013. Foram mais de dois anos de aprimoramentos e novas falhas até que o primeiro sucesso ocorresse, em dezembro de 2015. Desde então, houve novas tentativas falhas e exitosas de pousar em terra firme e também no mar, de dia ou à noite.

publicidade

A intenção da SpaceX em desenvolver e aprimorar foguetes capazes de voltar à Terra em segurança é tornar a exploração espacial mais viável economicamente. Afinal, a pesquisa abre campo para o reaproveitamento das espaçonaves. Até então, os foguetes lançados ao espaço eram destruídos antes de retornar à Terra.