O código relacionado a um assistente de voz, similar a Siri e Google Assistente, foi encontrado em uma versão de setembro do aplicativo do Facebook pelo desenvolvedor Blake Tsuzaki. 

A informação foi divulgada pela primeira vez pelo repórter Matt Navarra, diretor de redes sociais do The Next Web:

publicidade

More evidence of Facebook working on a voice assistant feature?

See my previous tweets about it here: https://t.co/HXptu6aVbr https://t.co/kFKNTF95eN

— Matt Navarra â­Âï¸Â (@MattNavarra) 13 de setembro de 2017

Esse suposto assistente consegue fazer sugestões ao usuário e encontrar informações básicas, como o resultado de uma partida de algum esporte. “Não está funcionando agora, mas estou procurando uma maneira para que ele faça ainda mais coisas”, disse Tsuzaki ao Business Insider por e-mail.

publicidade

Facebook building a voice assistant for its mobile apps ?

h/t Blake Tsuzaki pic.twitter.com/O8qs2ztTUe

— Matt Navarra â­Âï¸Â (@MattNavarra) 10 de setembro de 2017

Em resposta, um porta-voz do Facebook disse apenas que o assistente não é uma ferramenta ativa da plataforma e nem está em fase de teste. 

publicidade

No começo do ano, David Marcus, vice-presidente do Facebook, disse em entrevista concedida ao portal Variety: “Nós não estamos trabalhando nisso efetivamente agora” — se referindo à possibilidade de a empresa desenvolver um assistente de voz. 

No entanto, o site Business Insider diz ter conhecimento de bastidores da empresa indicando que ela está, sim, trabalhando em um assistente de voz na chamada “Building 8”, uma divisão recente do Facebook focada no desenvolvimento de hardware para os consumidores — a ideia seria utilizar o assistente de voz no dispositivo de videochat Aloha, atualmente em desenvolvimento.

publicidade

O Aloha deve ser lançado em maio de 2018 para competir com o Amazon Echo Show, lançado em junho.