A essa altura, você provavelmente já conhece o procedimento para deixar de seguir alguém no Facebook de cor e salteado. O recurso é um salvador de vidas, permitindo silenciar pessoas sem precisar desfazer amizades e evitando o famoso “climão”. No entanto, e se você quiser silenciar alguém só por algum tempo? Agora o Facebook está testando uma forma de permitir isso.

O recurso foi encontrado pelo site TechCrunch em testes nos Estados Unidos. A função se chama “Snooze”, que no Brasil é tradicionalmente conhecida como “Soneca”, e está junto das opções de deixar de seguir alguém.

Reprodução

Vamos imaginar que seu amigo é o tipo de viajante que exagera na quantidade de fotos publicadas nas redes sociais. Ou é o tipo de pessoa que não para de falar de futebol depois que seu time ganhou algum título, ou viu algum rival se dar mal. Com o novo recurso, é possível fazer essa pessoa ficar quieta por períodos pré-definidos de 24 horas, 7 dias ou 30 dias.

publicidade

Isso não vale apenas para pessoas que são um incômodo temporário. É possível também silenciar grupos e páginas por um período limitado se elas começarem a se tornar uma chateação.

A decisão vem bem a calhar, porque muitas vezes as pessoas no seu Facebook são um incômodo realmente temporário, apenas em eventos específicos. O “Deixar de seguir” é útil, mas frequentemente é uma opção radical demais, de forma que os usuários às vezes acabam esquecendo de voltar a seguir seus contatos em um momento posterior, no qual o incômod já passou.