Nem só de Google Play vive o Android. Existem centenas de opções para quem deseja fugir do quintal do Google e se aventurar em outras lojas de aplicativos, aproveitando a abertura que o sistema operacional proporciona. Dentre as opções, uma delas chama a atenção pelo funcionamento peculiar.

O Aptoide é uma loja que permite baixar apps do mesmo modo que o Google Play. Disponível como um aplicativo que pode ser baixado no celular a partir do seu navegador, ele conta com centenas de milhares de aplicativos (segundo a página oficial, são mais de 1 milhão), com mais de 7 bilhões de downloads e mais de 300 milhões de usuários no mundo. Esses apps podem ser baixados e instalados diretamente no celular sem passar pelo filtro do Google e muitas vezes driblando a segurança do Android.

publicidade

A vantagem do uso de lojas alternativas é que você pode ter acesso a aplicativos que não estão disponíveis no Google Play por um motivo ou por outro. Seja porque aquele app não está disponível no Brasil, ou porque ele não foi lançado oficialmente para o seu celular, ou porque ele tem acesso a recursos restritos que o Google não quer que seja  utilizados por terceiros.

Leia mais:

publicidade

De um modo simples, o Aptoide funciona graças à sua comunidade. Por meio dela, qualquer usuário pode publicar APKs de aplicativos, que podem ser extraídos de seus próprios celulares. Desta forma, a loja também se notabiliza pela quantidade de conteúdo pirata publicado pelos usuários e também pelo material fraudulento com o intuito de enganar usuários para infectar celulares.

A loja, no entanto, afirma ter filtros para fazer a varredura do que é publicado na plataforma, de forma a evitar o espalhamento de aplicativos maliciosos que infectem os usuários. O sistema de comentários também vem a calhar para identificar se um aplicativo é cilada ou não. Segundo o Aptoide, há um sistema de seis etapas entre o envio e a publicação de um app que envolve:

publicidade
  1. o upload do app;

  2. um período de espera;

  3. a análise por seis antivírus;

  4. a validação de assinatura em comparação com outra loja;

  5. a filtragem e classificação por meio do “motor anti-malware”;

  6. a publicação do app para download.

tela de celular com loja de aplicativo aptoide
A loja de aplicativos Aptoide busca segurança para impedir a infecção de aparelhos por malwares. Imagem: Sulastri Sulastri / Shutterstock

Em relação à pirataria, por ser uma loja mantida com conteúdo publicado pelos usuários, os responsáveis se defendem afirmando que não podem controlar o que as pessoas publicam, mas que estão de acordo com o DMCA.

Em entrevista ao site Mobile Time, o diretor de operações Álvaro Pinto diz que, se algum desenvolvedor se sentir lesado pela publicação de algum app no Aptoide, basta contatar a loja para que a remoção seja executada.

publicidade

Isso não significa que todo o conteúdo do Aptoide seja irregular. A loja abre espaço para aplicativos que não seriam publicados no Google Play por ferir os termos da plataforma. Além disso, a loja permite driblar restrições de bloqueio geográfico para aplicativos, embora o APKMirror seja uma plataforma melhor para esse tipo de uso.

Mas o que o Google pensa sobre isso? A empresa abre espaço para a possibilidade de instalação de lojas de terceiros e downloads de fontes desconhecidas, mas não recomenda a prática.

“O Google recomenda que os donos de celulares Android só façam downloads de apps pelo Google Play. Antes de aparecerem no Google Play, todos os apps Android passam por testes de segurança rigorosos. Nós verificamos todos os desenvolvedores de apps no Google Play e suspendemos aqueles que violam nossas políticas. Então, mesmo antes de fazer o download de um app, você sabe que ele foi verificado e aprovado”, afirma a companhia.

Fonte: página oficial da Aptoide

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!