Quem não está satisfeito com os rumos que a Motorola tomou em relação a software, mas ainda gosta do hardware que a empresa produz, ganhou uma nova alternativa. A empresa fechou uma parceria com o Google para oferecer uma versão Android One do Moto X4, o que significa um aparelho com Android puríssimo e que recebe atualizações diretamente do Google, permitindo que o celular receba updates junto de smartphones como o Pixel e os Nexus.

A notícia é boa porque a Motorola, que um dia já foi sinônimo de agilidade e presteza em relação a atualizações, viu essa reputação se desmanchar sob a batuta da Lenovo. Os problemas ficaram evidentes com demoras e cancelamento precoce de suporte aos celulares, como evidenciado com o abandono da família Moto G4, anunciado na semana passada, após apenas um ano do lançamento.

Com o anúncio, a ideia do Android One parece ter mudado bastante. Quando o Google anunciou o projeto, a ideia criar um ecossistema de celulares baratos rodando um Android puro e facilmente atualizável, para atingir um público grande. Hoje, no entanto, o programa virou, na verdade, uma marca aplicável a celulares de quaisquer categorias de preço, mantendo apenas a ideia do Android puro.

Com o Android One, o Moto X4 perde os recursos específicos que a Motorola desenvolveu especificamente para seus celulares. Isso inclui os movimentos de atalho para funções de celulares (girar o pulso para abrir a câmera, sacudir duas vezes para ligar a lanterna, por exemplo) e usar o sensor de impressões digitais para navegação com um botão, deixando de lado os botões virtuais na tela.

publicidade

O aparelho na sua versão Android One custará US$ 400 e será vendido nos Estados Unidos, sem qualquer previsão de expansão para outras localidades. Isso dito, o Google diz que está trabalhando com mais fabricantes de celulares para expandir o Android One para novos lugares. Quem sabe o Brasil não é um desses países?