Entre melhorias, novidades e questões problemáticas, o iOS 11 trouxe consigo a morte de um jogo que foi febre alguns anos atrás. Na terça-feira, 19, Dong Nguyen, que desenvolveu “Flappy Bird”, informou que o aplicativo não é compatível com o novo sistema operacional móvel da Apple.

“O ‘Flappy Bird’ original não é mais jogável em novos iOS a partir de hoje, com o lançamento do iOS 11”, escreveu ele em sua página no Facebook. “Muito obrigado por ter jogado e pelo apoio ao longo desses últimos quatro anos.”

A explicação é simples: do iOS 11 em diante, os dispositivos da Apple não suportam mais apps de 32 bits. Enquanto é de se esperar que a maioria dos desenvolvedores simplesmente atualizem seus produtos, o mesmo não será feito por Nguyen.

publicidade

Embora isso possa soar esquisito, a atitude não chega a surpreender justamente por se tratar de Nguyen, já que ele passou a advogar fortemente contra seu próprio jogo quando ele explodiu em popularidade.

Lançado em maio de 2013, “Flappy Bird” passou batido por um ano, mas de repente todo mundo começou a jogá-lo. A dificuldade e simplicidade extremas do título contribuíram para que ele chamasse atenção, e em pouco tempo Nguyen estava faturando cerca de US$ 50 mil por dia.

Só que o desenvolvedor não gostou do que viu e tirou o app do ar. Mais tarde, ele deu entrevistas explicando que sua intenção não era criar um vício, e sim uma distração. “O ‘Flappy Bird’ foi desenhado para jogar por alguns minutos quando você está relaxado”, comentou à época. “Mas aconteceu que ele se tornou um produto viciante. Eu acho que ele se tornou um problema. Para resolver este problema, o melhor era desativar o ‘Flappy Bird’.”

Mas tirar o aplicativo da App Store não encerrou totalmente a questão, já que quem ainda tinha o app instalado no dispositivo poderia mantê-lo, tanto que um iPhone com “Flappy Bird” chegou a valer US$ 100 mil no eBay.

Isso muda com o iOS 11 porque não é possível sequer abrir o jogo, já que o sistema o tornou incompatível.