Com o iOS 11, a Apple trouxe uma série de novidades para seus usuários, mas uma mudança no mínimo estranha já foi percebida pelo público. Se você tentar desligar o Wi-Fi ou o Bluetooth do seu aparelho a partir da nova Central de Controle, acessível deslizando o dedo de baixo para cima da tela, o sistema não desliga o Wi-Fi ou o Bluetooth de verdade.

Não se trata de nenhum bug, no entanto, por mais que possa parecer; esse é o comportamento que a Apple gostaria que o botão tivesse, e isso é informado na documentação da própria empresa.

Mas o que acontece, afinal de contas? Ao pressionar os botões na Central de Controle, o iPhone ou iPad apenas se desconecta da rede Wi-Fi e dos acessórios Bluetooth que estejam pareados, mas os sistemas continuam ativos. A ideia por trás disso é que os usuários continuem sendo capazes de usar o Apple Watch, o AirPlay, a Apple Pencil e outros recursos que dependem de conectividade sem fio.

Andrea Barsarini, um dos primeiros especialistas em segurança a notar a questão, informou ao site Motherboard que essa decisão tem algumas implicações em relação à segurança. Embora as chances de um ataque atingir seu celular ou tablet pelo Wi-Fi ou Bluetooth sejam mínimas, é uma boa prática para usuários que quiserem estar realmente protegidos desativar esses sistemas. Além disso, o desligamento dessas funções também pode ajudar a conservar bateria e melhorar a recepção do celular.

publicidade

Curiosamente, o iOS também está programado para ligar novamente o Bluetooth e o Wi-Fi quando desativados pela Central de Controle todos os dias a partir das 5h da madrugada.

A empresa ainda permite o desligamento completo do Wi-Fi e do Bluetooth, no entanto, se o usuário assim desejar, mas o caminho será muito mais longo. Para isso, é necessário ir até o aplicativo de Ajustes e desligar manualmente a configuração.