A computação quântica ainda nem existe, mas a Microsoft já prepara uma linguagem de programação para quando ela se tornar realidade.

Computação quântica é um conceito bastante complexo e um dos grandes sonhos da indústria atualmente. A ideia é criar computadores capazes de solucionar problemas com muito mais velocidade do que os supercomputadores atuais usando os princípios de física quântica.

A Microsoft diz que, quando os computadores quânticos existirem, pessoas poderão encontrar respostas para questões científicas que atualmente são consideradas sem solução. E, para preparar o mundo para esse futuro, a empresa começou a criar uma linguagem de programação para essas máquinas.

A linguagem, que ainda não tem nome, deve ser usada para computação quântica aplicada a inteligência artificial. A expectativa é que isso faça a Cortana aprender mais rapidamente, levando dias para entender certas coisas em vez de meses.

publicidade

O objetivo é a criação de um computador quântico, mas antes disso a Microsoft vai liberar ferramentas de programação para desenvolvedores começarem a trabalhar em softwares para essas máquinas. Os interessados em aprender a nova linguagem de programação podem se inscrever no site da Microsoft.