O GPS que vem embarcado nos smartphones modernos está prestes a ficar mais preciso do que nunca. Durante um evento realizado em Oregon, nos Estados Unidos, a fabricante Broadcom revelou uma nova geração do seu chip de posicionamento global.

Hoje em dia, o GPS dos smartphones mais avançados tem uma precisão que varia de três a cinco metros. Ou seja, ele não é capaz de determinar exatamente em qual cômodo da sua casa você está, ou mesmo se você está acima ou abaixo de um viaduto, por exemplo.

Com o novo chip da Broadcom, porém, o nível de precisão vai saltar para até 30 centímetros. O modelo ganhou o nome industrial de BCM47755, segundo informações do site IEEE Spectrum, e, além de ser mais preciso, também vai consumir até 50% menos bateria de smartphones.

A Broadcom garantiu que o BCM47755 estará disponível em celulares que serão lançados no ano que vem, mas não revelou quais. Vale lembrar que a empresa não é uma das principais fornecedoras de chips do mercado. Tanto o iPhone quanto o Galaxy S8, por exemplo, utilizam sensores de GPS da Qualcomm.

publicidade

Portanto, como nota o site The Verge, é pouco provável que essa nova tecnologia se torne popular já no ano que vem. Isso só deve acontecer quando a Qualcomm fizer sua própria versão do BCM47755, ou se a Broadcom firmar parcerias com mais empresas de celulares. De qualquer forma, essa “nova era” do GPS já está batendo à porta do mercado.