No passado, a Motorola foi a empresa de confiança dos fãs do Android puro e das atualizações rápidas do sistema operacional. Hoje, no entanto, as coisas mudaram. Prova disso é o fato de que a empresa ainda está liberando o Android 7.0 Nougat para alguns celulares, um mês depois de o Google ter liberado o Android 8.0 Oreo.

O aparelho em questão é o Moto X Pure, a versão americana do Moto X Style, top de linha da empresa lançado em 2015. Para comparação, em 2013 o primeiro Moto X chegou a receber o Android 4.4 antes do Nexus 4 do próprio Google, e o mesmo aconteceu com o Moto X2 em relação ao Nexus 5 e o Android 5.0 Lollipop, como observou o Android Police.

publicidade

A saga do aparelho é uma história de atraso. Aqui no Brasil, o Moto X Style já havia sido atualizado para o Android Nougat em julho deste ano, o que só deixou os donos americanos do celular mais confusos. Alguns dias depois, o código fonte para o Pure foi publicado, dando a impressão que isso se resolveria logo, mas o fato é que demorou mais dois meses para esse público ser atendido.

Como se o atraso já não fosse grande o bastante, usuários comentam que a Motorola parou até mesmo de servir até mesmo as atualizações de segurança para o Moto X Pure, que são liberadas mensalmente pelo Google. A última havia sido publicada em setembro de 2016; pelo menos com o Nougat, a Motorola também trouxe o pacote de correção de setembro de 2017.

publicidade

A história do Moto X Style/Pure também deve dar o tom do que os usuários do Moto G4 Plus podem esperar. O aparelho lançado no ano passado não estava programado para receber o Android Oreo, mas um material promocional da Motorola dizia o contrário, forçando a empresa a planejar um novo update. No entanto, como a atualização não estava planejada desde o início, a Motorola afirma que a liberação deve demorar mais do que o normal. Se o caso do Moto X Pure serve de lição para alguma coisa, talvez seja sábio só esperar por novidades daqui a um ano.