Nos últimos anos, você pode olhar os celulares da Sony através de dois prismas: o positivo, que vê a empresa fiel a um estilo no qual acredita, e o negativo, que vê a empresa insistindo em um visual ultrapassado. Independentemente da sua visão, é um fato que os aparelhos da linha Xperia mudaram muito pouco desde 2013, e a Sony finalmente está disposta a mudar isso.

Em entrevista ao site Indian Express, Kenichiro Hibi, diretor da Sony na Índia revelou que a empresa “está planejando uma nova geração de produtos, e você pode esperar um design completamente novo dos dispositivos”.

Na entrevista, ele não falou nada sobre o que pode ser esperado, nem quando. O retrospecto da Sony, no entanto, mostra que a empresa costuma lançar novos celulares entre fevereiro e março, durante a MWC em Barcelona e entre o fim de agosto e início de setembro, durante a IFA em Berlim.

A observação do mercado também permite inferir alguns planos da empresa. É fato que todas as concorrentes estão migrando para um design praticamente livre de bordas, enquanto a Sony continuava apostando em um visual com bordas em excesso. iPhone X, LG G6, Galaxy S8 são exemplos do que devemos esperar nos próximos meses. A proporção de tela também tende a mudar do tradicional 16:9 para algo mais alongado, próximo da proporção 18:9 (ou 2:1, se preferir) que encontramos nestes celulares.