O Google sabe que desapontou parte dos seus fãs ao eliminar a porta de 3,5 milímetros para fones de ouvido do Pixel 2 depois de tirar sarro da Apple por fazer o mesmo com o iPhone. E agora a companhia quer esclarecer que a entrada, na verdade, nunca foi embora, ela só passou por uma transformação.

No fórum de suporte do Pixel, um funcionário da empresa identificado apenas como Orrin publicou um post explicando: “O Pixel 2 ainda vem com uma entrada para fones de ouvido, mas nós mudamos para USB-C, um padrão que está se tornando comum nos melhores telefones e laptops de hoje”, comentou. “Mudar para a porta de áudio USB-C com o Pixel 2 nos permite oferecer melhores experiências de áudio e digital, à medida que caminhamos para um futuro sem bordas.”

Quando a tendência dos telefones sem a entrada tradicional para fones começou, e principalmente após a aposta da Apple na novidade, o mercado todo torceu o nariz e quem ainda não tinha aderido conseguiu capitalizar isso. O Google foi um exemplo emblemático porque a empresa introduziu a linha Pixel usando, de forma jocosa, esse “recurso” como chamariz.

Que se ressalte, porém, que a própria Apple já teve seus momentos embaraçosos por aderir atrasada a uma tendência que havia criticado. Os casos mais significativos talvez sejam o uso de canetas digitais do tipo stylus e a aposta em smartphones grandes — Steve Jobs chegou a afirmar que ninguém compraria celulares que não pudessem ser manuseados com apenas uma mão.

publicidade

Como discutido aqui no Olhar Digital durante o lançamento da versão mais recente do Pixel, a Samsung parece a empresa mais resiliente na questão da entrada de fones de ouvido, mantendo o conector tanto no Galaxy S8 quanto no Note 8 — mas, como o setor inteiro está apontando na direção oposta, não seria surpreendente se a coreana seguisse a tendência em breve.