O massacre em Las Vegas no dia 1 de outubro fez o YouTube tomar uma medida um tanto polêmica: o site de vídeos do Google está tirando do ar todo e qualquer vídeo que ensine como fazer para modificar uma arma de fogo.

Stephen Paddock, o atirador de Los Angeles, matou 58 pessoas e feriu mais de 500 usando uma armas alteradas. Ele usou um modificador que transformou um rifle comum em um automático, aumentando a quantidade de disparos feitos em menos tempo.

Desde hoje, 9, o YouTube não aceita mais vídeos com tutoriais de como alterar armas de fogo, especialmente aqueles que ensinam a torná-las mais mortais. Ao Engadget, um representante da empresa disse que a política já existia. “Há muito tempo temos uma política contra conteúdo perigoso e danoso,” disse.

O YouTube considera perigoso ou danoso qualquer vídeo que tenta vender ou promover armas de fogo, além de dispositivos de conversão que podem torná-las mais poderosas do que já são, como o modificador usado pelo atirador de Los Angeles.

publicidade

Uma busca feita no serviço já não exibe vídeos com esse tipo de conteúdo – resta saber se o bloqueio vai permanecer em vigor ou se usuários vão achar um meio de continuar postando esses vídeos.