Em breve, os celulares poderão substituir os cartões na hora de realizar transações em caixas eletrônicos. O banco estadunidense Wells Fargo anunciou ontem o lançamento de mais de 5.000 máquinas do tipo que permitem que o usuário use o celular para se autenticar em sua conta, em vez do cartão. 

Os caixas vêm equipados com um sensor de NFC, por meio do qual ele consegue se comunicar com os dispositivos móveis. Uma vez que o usuário associe sua conta de banco ao seu dispositivo, ele conseguirá iniciar uma sessão nos caixas eletrônicos do banco encostando seu celular no sensor de NFC da máquina.

Feito isso, os usuários poderão prosseguir como de costume, utilizando a sua senha do cartão para validar as operações conforme necessários. A tecnologia, de acordo com o banco, funcionará tambpem com as carteiras digitais Android Pay, Samsung Pay e Apple Pay. Ou seja: não será necessário usar um app específico do banco para realizar a transação com o celular. 

Transações pelo celular

publicidade

Segundo o Wells Fargo, esse não é o primeiro sistema de acesso ao banco pelo celular a ser testado. A empresa já vinha disponibilizando uma maneira de usar dispositivos móveis para substituir os cartões nesses casos. Para usá-la, era necessário baixar o aplicativo do banco; ao usar um caixa eletrônico, o sistema mandava um token de uso único ao usuário por meio do aplicativo. Informando esse código ao caixa, ele podia prosseguir com as operações sem precisar de seu cartão. 

Ao que parece, a novidade foi bem recebida: o banco diz que mais de 3 milhões de transações sem cartão já foram processadas desde que o recurso foi introduzido. No entanto, o sistema com NFC deve aumentar bastante esse número, já que ele é semelhante a sistemas de pagamento como o Apple Pay e o Android Pay, com os quais as pessoas já estão relativamente mais familiarizadas.

Expansão

De acordo com o banco, o sistema de pagamento via NFC é uma maneira de se preparar para uma crescente demanda pelo uso do celular para validar transações. O banco estima que o volume de pagamentos feitos por aparelhos móveis nos EUA vai triplicar até 2021. Por isso, ele prometeu também atualizar os outros 8.000 caixas eletrônicos que opera no país até 2019.

Como o TechCrunch lembra, porém, o Wells Fargo não é o primeiro banco a testar uma solução desse tipo. O JPMorgan Chase, por exemplo, que é o banco responsável pelo maior número de caixas eletrônicos nos EUA, com 18 mil máquinas, já vinha disponibilizando um recurso semelhante desde fevereiro