O Google Play, loja de aplicativos oficial do Android, está passando por mais uma mudança de visual. O novo design começou a ser testado há algumas semanas e agora está sendo distribuído entre todos os usuários. Mas não sem alguma controvérsia.

O Google oferece aos desenvolvedores que criam apps para o Android uma espécie de cartilha com os “bons mandamentos” do design. Esse guia sugere uma série de regras para que o visual dos apps corresponda com o padrão que o Google chama de Material Design, e, assim, tornem o ecossistema Android visualmente mais coeso.

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Entre as diversas regras neste guia está a sugestão para que os desenvolvedores não criem “abas dentro de abas”, o que pode tornar a navegação do usuário confusa. Mas, aparentemente, o próprio Google decidiu ignorar essa recomendação ao lançar o novo visual da Play Store. A principal mudança é justamente a inclusão de abas dentro de abas na loja.

No topo da página principal do Google Play agora há abas como “Início”, “Jogos”, “Filmes”, “Música” e “Livros”. Ao tocar em uma delas, surge uma nova barra de subcategorias, incluindo “Mais baixados”, “Escolha do editor” e outras opções.

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Como explica o site 9to5Google, no guia de diretrizes do Material Design do Google, há até um exemplo que mostra aos desenvolvedores explicitamente “Não faça isso: abas não devem ser aninhadas”.

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De qualquer maneira, as abas aninhadas do novo Google Play pelo menos têm cores diferentes, de modo a não confundir o usuário. A empresa não comentou oficialmente a mudança de visual na loja de apps e nem fez qualquer alteração em seu guia de regras do Material Design.

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