O iPhone X só será comercializado a partir de novembro, mas os chineses já se anteciparam à Apple e já lançaram um clone do celular superbarato rodando Android. O aparelho em questão é o Hotwav Symbol 3, de uma empresa chamada Hotwonder sediada na cidade de Shenzhen, na China.

O aparelho, descoberto pelo site Engadget, é bem básico e seu único diferencial é copiar o design do iPhone vindouro. Em vez da tela OLED com formato particular do celular da Apple, com um corte para abrigar a câmera frontal e outros sensores, o aparelho da Hotwonder tem uma falsificação que visa imitar o modelo real.

publicidade

Pessoas mais atentas podem perceber que a “franjinha” do Symbol 3 é branca em vez de preta como no iPhone X. Isso é para dar o contraste com a tintura preta que a contorna, passando a ilusão de que essa parte preta é tela, mas é só uma borda convencional, inteligentemente disfarçada. Se você usar um papel de parede claro, a diferença vai ficar evidente. O mesmo acontece na parte de baixo da tela, onde há uma borda bastante comum que se camufla graças ao papel de parede preto.

Reprodução

publicidade

De qualquer forma, é preciso ser muito inocente para confundir os dois celulares. Se esses detalhes citados acima não forem o suficiente para dedurar a imitação, a interface Android também serve como um aviso muito claro de que aquele aparelho não é um iPhone.

O celular conta com uma tela de 6 polegadas com resolução 1440×720 e com quatro câmeras; duas na frente (5 megapixels e 2 megapixels) e duas atrás (13 megapixels e 2 megapixels). Ele já sai de fábrica com o Android 8.0 e com duas opções de processadores da MediaTek: o novo MT6739 quad-core de 1,3 GHz com capacidade 4G ou o mais antigo MT6592 octa-core de 1,7 GHz, com conectividade apenas 3G. O modelo ainda vem com bateria de 2.900 mAh, 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de memória RAM.

publicidade

O preço? Ainda não está definido, mas certamente não será os US$ 1.000 que o iPhone X custará nos Estados Unidos. Pelas especificações e tudo mais que envolve o aparelho, como a marca de qualidade questionável, a tendência é que ele custe uma pequena fração do preço. Não seria surpresa se o preço de um iPhone X original pagasse umas 5 unidades do Symbol 3.