Embora tenha sido recebido por avaliações entusiasmadas, o Pixel 2 vem cada vez mais se tornando alvo de reclamações devido a problemas com a sua tela, e agora emergiu uma questão bem séria.

Usuários que já têm unidades do Pixel 2 XL (a versão maior do aparelho) nas mãos notaram que a tela produz burn-in, um problema ligado principalmente à tecnologia OLED que faz com que imagens estáticas fiquem “impressas” permanentemente na tela.

publicidade

O burn-in é uma questão largamente conhecida na indústria de tecnologia, tanto que as próprias marcas de dispositivos eletrônicos aplicam técnicas para evitá-lo — como fazer com que ícones persistentes se movam levemente o tempo todo. O Olhar Digital explica a questão tintim por tintim neste texto.

O que é preocupante no caso do Pixel 2 é que faz pouquíssimo tempo que ele foi lançado, então é cedo demais para que o burn-in apareça.

publicidade

Vários jornalistas especializados que estão usando o aparelho em testes reportaram o problema. Stephen Hall, do 9to5Google, foi um deles, assim como Alex Dobie, do Android Central, que postou uma foto no Twitter em que é possível ver claramente a barra inferior de navegação quando a tela deveria estar toda preenchida por uma imagem cinza.

publicidade

O The Verge procurou o Google para obter um posicionamento sobre a questão e a empresa respondeu que está investigando “ativamente” os relatos. O mesmo Verge já informou que acompanhará a situação e, se necessário, vai atualizar sua avaliação do aparelho.

Hall, do 9to5Google, lembrou que esse não é o primeiro problema com a tela do Pixel 2 (que é feita pela LG) e opinou que esses painéis sequer deveriam ter saído da fábrica: “Estou genuinamente desapontado por descobrir que o 2 XL — que, tirando isso, eu considero um dos melhores telefones que já usei — tem uma tela que aparentemente é de uma qualidade tão baixa”, escreveu ele.