Jogadores de PlayStation devem estar familiarizados com os “troféus”. Eles são basicamente a versão da Sony para os “Achievements” (ou “Conquistas”) do Xbox, pequenos prêmios simbólicos dados aos jogadores quando eles completam determinadas tarefas nos jogos. E em breve, os troféus de jogos de PlayStation podem começar a se reverter em dinheiro.

A informação aparece no site de recompensas da Sony – que por enquanto só aparece para usuários dos Estados Unidos, mas pode ser acessado via VPN. De acordo com a página, será possível trocar 100 troféus de prata por 100 pontos, 25 troféus de ouro por 250 pontos, e 10 troféus de platina por 1.000 pontos. O valor dos trofeus varia conforme a dificuldade de se adquiri-los.

Esses pontos, segundo o Kotaku, poderão então ser trocados por crédito na conta do jogador na PlayStation Network (PSN). Mais especificamente, será possível trocar 1.000 pontos por um crédito de US$ 10 – o valor em real provavelmente será diferente da conversão direta, caso o programa chegue ao Brasil. A ideia, provavelmente, será que 1.000 troféus de prata, 100 troféus de ouro ou 10 troféus de platina possam ser trocados pelo valor mais ou menos equivalente ao de um jogo indie baratinho.

Quantidade limitada

publicidade

Como o site aponta, a linguagem em torno das premiações não é muito clara. Não é possível saber se cada um desses prêmios poderá ser resgatado apenas uma vez, ou se o jogador poderá trocar cada 10 troféus de platina que conseguir por um novo prêmio de 1.000 pontos, por exemplo. Além da troca de 1.000 pontos por US$ 10, no entanto, é possível usar os pontos da PSN para comprar produtos como DLCs ou músicas na loja da Sony.

Os pontos, além disso, também podem ser conquistados por outros meios além dos troféus. Comprar três filmes da loja oficial da Sony, por exemplo, rende 500 pontos à conta do usuário; alugar três filmes da mesma loja, por sua vez, rende 250 pontos. Até agora, porém, a única possibilidade que existia era a de se comprar pontos da PSN com dinheiro de verdade.