Usar alumínio para direcionar e potencializar o sinal da internet Wi-Fi é um daqueles truques que caíram no senso comum — o próprio Olhar Digital já ensinou como fazer. E agora há um lastro científico que ratifica a eficácia da ideia.

Pesquisadores da Universidade Dartmouth realizaram uma série de testes para melhorar a internet sem fio com uso de alumínio e comprovaram aquilo que você já sabia se alguma vez fez isso em casa: funciona mesmo.

Conforme reporta o TechCrunch, eles experimentaram várias opções de antenas direcionais e também uma solução que envolvia posicionar uma lata de cerveja atrás do roteador para apontar o sinal na direção desejada.

Depois de alguns testes, os pesquisadores chegaram a formatos considerados ideais, então desenharam-nos com ajuda de impressoras 3D em um programa chamado WiPrint e cobriram os objetos com papel alumínio.

publicidade

O resultado foi conseguir fazer com que o sinal chegasse somente onde se desejava que ele chegasse. É possível, por exemplo, formar um refletor capaz de impedir que a internet vaze pela janela ou seja mais potente dentro de um ambiente específico.

“Com um simples investimento de cerca de US$ 35 e as especificações de cobertura necessárias, um refletor sem fio pode ser construído sob medida para superar antenas que custam milhares de dólares”, declarou Xia Zhou, professor-assistente na universidade.