Não é raro o Facebook sugerir como amigos pessoas com quem você se relacionou poucas vezes ou então através de canais que não estão ligados à plataforma. Mas isso não é tão estranho assim.

Conforme relata o Gizmodo, o Facebook tem uma espécie de arquivos sobre cada usuário, que não é possível de acessar ou editar, no qual são registradas todas as informações de contatos salvos nos smartphones ou lista de e-mail que foram compartilhados por pessoas que usam a plataforma e permite que a rede saiba quem você conhece.

Por exemplo, se você foi à um advogado e falou com ele somente através de um e-mail profissional, que não está no seu perfil do Facebook e mesmo assim a plataforma indicou para você adicionar o advogado, muito provavelmente outra pessoa deve ter esse e-mail profissional salvo em sua agenda junto com seu e-mail pessoal. Depois disso, basta a rede social cruzar as informações com dados como localização, cidade, amigos em comum, entre outros.

Esses registros já não são novidade. Em 2013, o Facebook anunciou a correção de um erro que, ao baixar os arquivos de perfil do Facebook, o usuário conseguia ter acesso não apenas as informações de contato visíveis de seus amigos, mas também às informações de contatos ocultos.

publicidade

Os usuários do Instagram e do WhatsApp, que são de propriedade do Facebook, também podem enviar contatos para esses aplicativos, mas Matt Steinfeld, porta-voz do Facebook, disse que a empresa não usa esses dados para sugestões de amigos dentro da rede social. 

Esse acúmulo de dados de contato significa que o Facebook provavelmente conhece todos os endereços em que você já viveu, todos os e-mails que você já usou, número de telefone fixo e celular que você já teve, qualquer perfil de rede social associado a você e qualquer outra informação que alguém possa ter adicionado sobre você à sua lista telefônica.

Para limitar as pessoas que podem lhe encontrar na rede social através dessas informações, você pode acessar a área de “Privacidade”, em “Configurações” e mudar de “Público” para “Amigos” quem pode encontrar você através de número de telefone e e-mail fornecidos ao Facebook.