Uma das características marcantes do iPhone X é aquela “franja” que a Apple colocou na tela do aparelho para guardar os vários sensores que tornam possível o funcionamento do Face ID.

Embora tenha uma função clara, aquilo causou estranhamento por prejudicar a experiência visual do aparelho, e agora já tem até aplicativo que “corrige” o design do novo iPhone para que a tela não mostre mais aquele buraco.

O app se chama Notcho, uma referência à palavra entalhe, que, em inglês, se traduz para notch e é como o mercado internacional apelidou a franja do iPhone X.

O que o Notcho faz é bem simples: ele disponibiliza um pacote de papéis de parede que têm um fundo preto na parte superior. Ele se funde ao espaço vazio, causando a ilusão de que não há franja nenhuma na tela.

publicidade

Se o usuário quiser, ele pode escolher uma foto própria para transformar em papel de parede, mas, neste caso, é preciso pagar US$ 2 pela versão completa do aplicativo se a pessoa não quiser uma marca d’água na sua tela.

A solução serve à maioria dos usuários, mas é facilmente replicada por alguém que tenha conhecimento básico em um programa de edição de imagens como Photoshop.