O novo golpe do WhatsApp com a falsa promoção de O Boticário está se espalhando rapidamente entre os internautas brasileiros. Prometendo um lápis de maquiagem da linha Make B, a mensagem leva os usuários a se cadastrar em serviços de SMS pagos e a baixar aplicativos maliciosos para o smartphone. De acordo com a PSafe, mais de meio milhão de pessoas teriam sido alvo da armadilha.

A mensagem recebida pela redação do Olhar Digital na tarde desta quinta-feira, 9, informa que O Boticário está dando um milhão de lápis delineadores da marca Make B como divulgação da marca. O golpe diz ainda que basta que o usuário acesse um link de uma pesquisa para retirar o prêmio, sendo aberto à participação de homens.

Na suposta página promocional, o usuário se depara com as perguntas “Você já fez compras no Boticário?”, “Gosta de produtos da O Boticário?” e “Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”. Em seguida, independentemente das respostas dadas, o internauta é encaminhado para uma página onde deve encaminhar a mensagem da promoção para 10 amigos no WhatsApp para ter acesso ao prêmio.

Após encaminhar a mensagem, o internauta é redirecionado para uma página onde deve se cadastrar em um serviço de SMS pago ou baixar aplicativos falsos. Essas ameaças podem deixar o celular da vítima infectado ou vulneráveis a outros tipos de ameaças, como crimes e prejuízos financeiros, de acordo com o DFNDR Lab.

publicidade

Golpe simula promoção já encerrada 

O golpe que circula entre os usuários brasileiros trata-se de uma versão falsa da promoção “Desejos de Make” de O Boticário, que já foi encerrada pela empresa. O link encaminhado junto à mensagem, inclusive, simula a página oficial da ação. No entanto, a farsa pode ser facilmente desmascarada por conta da má construção do site e por causa de o domínio do link ser “makesx” ao invés da marca “Make B.” ou o do próprio O Boticário, por exemplo. Outro ponto é a propaganda de uma empresa concorrente à marca.

ReproduçãoEmbora a mensagem tenha chegado até a redação do Olhar Digital na tarde desta quinta-feira, 9, relatos indicam que o golpe já estava ativo nos grupos de WhatsApp na quarta-feira, 8. De acordo com os dados encaminhados pela PS Safe, em menos de 24 horas, mais de 500 mil pessoas foram impedidas de serem infectadas somente pelo aplicativo DFNDR Security. Ou seja, é possível que o número de vítimas do golpe passe de um milhão.

Atualização – 10/11 às 12h12: Em resposta enviada à redação do Olhar Digital no fim da manhã desta sexta-feira (10), O Boticário destacou que o link para a pesquisa “Desejo de Make” é falsa. A empresa orienta que os internautas não acessem o conteúdo para evitar danos aos seus equipamentos eletrônicos. Por fim, O Boticário esclareceu que “coloca à disposição todos seus canais de comunicação oficiais com o consumidor – site, redes sociais, telefone e lojas – para esclarecimentos sobre promoções válidas e informa que está tomando as providências cabíveis”.

Atualização – 10/11 às 14h48: A reportagem foi atualizada com novas informações sobre o funcionamento do golpe e com as estatísticas encaminhados pela PSafe .