Muitos podem não ter percebido, mas com o iOS 11, você não desliga realmente o Wi-Fi nem o Bluetooth ao desativar essa opção na nova Central de Controle. A Apple introduziu essa peculiaridade de forma proposital no sistema, mas não deixou isso claro para os usuários, o que vai começar a mudar no iOS 11.2, que já está disponível para usuários da versão beta.

Como percebido pelo site MacRumors, o iPhone agora vai exibir uma janelinha de alerta na primeira vez que o usuário tentar desativar o Bluetooth ou o Wi-Fi do aparelho com iOS 11.2. O aviso indica que o botão apenas “desconecta redes Wi-Fi próximas até amanhã” ou “desconecta acessórios Bluetooth até amanhã”.

Reprodução

Quando o usuário aperta o botão, o aparelho, de forma contra-intuitiva, não desativa as ondas de rádio que permitem com que ele se comunique via Wi-Fi ou Bluetooth. O celular apenas se desliga de qualquer rede ou acessório a que estiver conectado. A ideia da Apple é que o usuário não seja privado de outros recursos que usem essas funções de conectividade sem fio, como o Apple Watch ou o AirDrop.

publicidade

Até então, não havia qualquer explicação para o usuário sobre a diferença, o que poderia causar enganos. Pessoas que procuravam economizar bateria poderiam tentar desativar as funções sem qualquer efeito prático.

Então, se você quiser desativar completamente o Wi-Fi no seu iPhone com iOS 11, você precisa acessar o aplicativo de ajustes, entrar na opção “Wi-Fi” e desligar a chavinha. Da mesma forma, para desligar o Bluetooth completamente, é preciso entrar no app de ajustes, acessar “Bluetooth” e desativar a chave do Bluetooth. A Apple, no entanto, recomenda manter as funções ligadas “para uma melhor experiência do dispositivo iOS”.