A Boston Dynamics pode ter mudado de dono, mas a empresa continua investindo pesado em robôs capazes de realizar feitos incríveis e, ao mesmo tempo, assustadores. Depois de revelar a nova versão do cão robótico SpotMini, a empresa, que pertenceu ao Google nos últimos anos, mostrou novas capacidades do robô humanoide Atlas.

A máquina agora é capaz de uma forma incrivelmente próxima à da humana; na verdade, as capacidades de salto do Atlas parecem superar com folga a capacidade de alguém com pouco preparo, se aproximando do desempenho de atletas.

No vídeo, o robô é capaz de saltar sobre obstáculos altos, girar 180° no ar enquanto pula e, talvez mais impressionante, dar o famoso “salto mortal para trás”, com uma cambalhota no ar. A parte mais importante de tudo isso é o fato de que ele é capaz de se equilibrar e ficar em pé depois de tudo isso.

publicidade

Essa última etapa é importante porque o Atlas quer ir além do ambiente de uma oficina, que é totalmente controlado, para que ele possa ser usado em operações de busca e resgate, que normalmente acontecem em terrenos acidentados. Para isso, ele realiza milhares de cálculos a cada instante para conseguir se equilibrar e corrigir a distribuição do peso para ficar em pé.

Ex-Google

A Boston Dynamics era uma empresa voltada para a criação de robôs com aplicação militar. Adquirida pelo Google em 2013 (antes do desdobramento como Alphabet), a empresa se desviou para outros caminhos que levaram ao SpotMini, o robô mais silencioso que a empresa já produziu, feito para ser usado em casa. Em junho, no entanto, a empresa foi comprada pela SoftBank, que também desenvolve o amigável robô Pepper.