A Microsoft pode estar de olho no Spotlight do macOS para a próxima atualização do Windows 10. Na última versão de testes do sistema operacional, foi descoberta uma nova interface para a ferramenta de buscas da assistente Cortana muito similar à usada pela Apple em seus computadores. O recurso pode ser liberado já no próximo update em março.

Descoberta pelo site italiano Aggiornamenti Lumia, a nova interface de buscas da Cortana substitui a antiga barra da assistente por uma janela flutuante no centro da tela. Para acessá-la, basta que o usuário pressione o atalho “Windows + S” ou abra o menu iniciar e comece a digitar. O recurso pode pesquisar por arquivos, documentos, na web ou por configurações do sistema, segundo a publicação.

Veja a nova ferramenta de buscas em funcionamento:

publicidade

Ainda não anunciada oficialmente pela Microsoft, a nova busca do Windows 10 chamou a atenção pela similaridade com o Spotlight do macOS. Nos computadores da Apple, o usuário pode acessar uma janela de busca única para arquivos do computador, aplicativos, mapas, sites, cálculos, conversões, entre outras coisas. Bastante elogiado pelos usuários, o recurso foi expandido para o iPhone e iPad.

Para ter acesso à nova janela flutuante de buscas, o usuário precisa estar inscrito no programa Windows Insiders e baixar a build 17040 do sistema, conhecida como Redstone 4. Em seguida, é preciso entrar no registro para alterar uma entrada relacionada à nova função experimental. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre a novidade, mas é possível que a empresa anuncie a função oficialmente em breve ou em algum evento específico para a apresentação da nova versão do Windows 10, que ainda não foi batizada.