Parece que nem a fé das pessoas está livre de ataques feitos por grupos mal-intencionados na Internet. Pesquisadores descobriram um malware dentro de um aplicativo para leitura da Bíblia em coreano no Android. O programa malicioso é capaz de transformar o celular do usuário em um robô para gerar novos ataques ou infecções.

A nova ameaça foi descoberta pelos pesquisadores da McAfee e também da Palo Alto Networks, que encontraram similaridades entre o código no aplicativo e o método usado pelo grupo cibercriminoso Lazarus. O programa estaria disponível na loja de aplicativos do Google, embora os especialistas de segurança discordam quanto à sua disponibilidade para o público geral. De qualquer forma, foram mais de 1.300 downloads registrados.

publicidade

Após instalado no celular da vítima, o aplicativo abre uma porta de entrada no smartphone para transformá-lo em um robô botnet. Nesse tipo de ataque, os hackers podem tomar o controle do aparelho remotamente e usá-lo para espalhar SPAM, fazer ataques DDoS para derrubar sites, entre outras coisas.

De acordo com os pesquisadores da Palo Alto Network, o malware tinha como alvo usuários coreanos com smartphones da Samsung, segundo a publicação do The Next Web. Já a McAfee alerta para a chegada do grupo cibercriminoso Lazarus aos aplicativos de celulares.

publicidade

Por enquanto, ainda não há registro de ataques similares no Brasil ou com apps de Bíblia em português. Porém, é importante estar sempre atento ao que se baixa no Android na Google Play e, especialmente, fora dela.